segunda-feira, 30 de abril de 2012

Você sabe o que é prioridade na sua empresa? - Christian Barbosa

Você sabe o que é prioridade na sua empresa? - Christian Barbosa

É papel do líder ajudar o time a definir o que deve ser feito primeiro e o que deve ser feito depois

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11% dos graduados em Administração estão desempregados

11% dos graduados em Administração estão desempregados - O setor privado é o que emprega a maior parte dos profissionais formados em Administração, segundo revela pesquisa realizada pelo CFA (Conselho Federal de Administração), elaborada pela FIA (Fundação Instituto de Administração).


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terça-feira, 24 de abril de 2012

Autonomia no trabalho pode aumentar o desempenho dos profissionais

Autonomia no trabalho pode aumentar o desempenho dos profissionais

Manter os funcionários sob marcação cerrada ou sob regras rígidas de trabalho, com a intenção de aumentar os lucros da empresa, há muito tempo virou algo do passado. Hoje, os profissionais precisam ser cada vez mais livres para criar e produzir com qualidade.


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Valorizando nas pessoas aquilo que elas tem de melhor!

Descanso e trabalho: o que diz a lei sobre férias, folgas ou feriados?

Descanso e trabalho: o que diz a lei sobre férias, folgas ou feriados?

Segundo advogada, as férias são um direito constitucional, adquirido após 12 meses de trabalho; elas devem ter o período de 30 dias.


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Por que ficar aí sozinho, se juntos podemos mais?

Por que ficar aí sozinho, se juntos podemos mais?

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domingo, 22 de abril de 2012

Quando O Amor Acontece - João Bosco

Francisco Alves - Misterioso amor (1937)

Nana Caymmi - Resposta ao tempo (1998)

Não se esqueça de mim - Nana Caymmi - Elas cantam Roberto

Emílio Santiago - Você e eu

Emílio Santiago Foi Deus

Emilio Santiago- Eu Sei Que Vou Te Amar (Ao Vivo)

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Louis Armstrong - There Must Be a Way

What a Wonderful World - Louis Armstrong



What a Wonderful World


I see trees of green, red roses too
I see them bloom for me and you
And I think to myself, what a wonderful world

I see skies so blue and clouds of white
The bright blessed days, the dark sacred night
And I think to myself, what a wonderful world

The colors of the rainbow, so pretty in the sky
Are also on the faces of people going by
I see friends shaking hands, saying, "how do you do?"
They're really saying, "I love you"

I hear babies cry, I watch them grow
They'll learn much more, than I'll never know
And I think to myself, what a wonderful world

Yes, I think to myself, what a wonderful world

Que Mundo Maravilhoso

Eu vejo as árvores verdes, rosas vermelhas também
Eu as vejo florescer para mim e você
E eu penso comigo... que mundo maravilhoso

Eu vejo os céus tão azuis e as nuvens tão brancas
O brilho abençoado do dia, e a escuridão sagrada da noite
E eu penso comigo... que mundo maravilhoso

As cores do arco-íris, tão bonitas no céu
Estão também nos rostos das pessoas que se vão
Vejo amigos apertando as mãos, dizendo: "como você vai?"
Eles realmente dizem: "eu te amo!"

Eu ouço bebês chorando, eu os vejo crescer
Eles aprenderão muito mais que eu jamais saberei
E eu penso comigo... que mundo maravilhoso

Sim, eu penso comigo... que mundo maravilhoso

As pessoas nas organizações


            Em um momento de grandes transformações no cenário econômico, no mundo globalizado, se faz necessário entender a forma, ou as formas, como as pessoas costumam lidar umas com as outras em seu ambiente de trabalho. Por exemplo, sabe-se que desde o início da humanidade, o homem procura conviver em sociedade de maneira harmônica e produtiva. Nem sempre é coisa fácil. As pessoas precisam de cuidados especiais, por isso é fundamental vê-las realmente como pessoas especiais. Valorizá-las implica em reconhecer em cada uma seu potencial, mesmo que este potencial esteja adormecido (ou pareça inexistente).
Pensando no contexto organizacional é importante lembrar que toda empresa é composta pelo seu capital financeiro, material e humano; porém, salienta-se que o humano é o seu bem mais precioso. Saber valorizá-lo é sinal de inteligência administrativa. Ou seja, como as empresas estão cada vez mais preocupadas com a gestão de pessoas, potencializarem o capital humano acaba agregando valor ao produto final gerado nas empresas. Isto porque, relacionar-se bem uns com os outros implica em criar um ambiente favorável à gestão de pessoas. Enquanto que, o inverso gera desconforto pessoal e profissional, dando margens às doenças psicossomáticas. Entre elas: as enxaquecas, cefaléias e dermatites. Como resultado, vê-se o aumento do absenteísmo - termo usado para designar as ausências dos trabalhadores nas organizações seja por falta ou atraso.
               Observa-se, ainda que, o fato do ser humano ser essencialmente um ser social, este tende a buscar a vida social. Gerando em si um sentimento de pertença. Ou seja, o sentimento de poder pertencer a um grupo. Por isso que, também nos espaços virtuais, buscam-se os sites de relacionamentos. Ora, a falta desse convívio dual – tão bem comentado pelo psicólogo norte-americano Carl Rogers como sendo de pessoa a pessoa - ou o empobrecimento em suas relações tem provocado inúmeros transtornos, entre eles os desvios de comportamento. Nos espaços organizacionais, esses desvios são observados quando não se consegue estabelecer uma relação de contato satisfatória no clima organizacional. É o que Eduardo Soto* (2009) chama de o impacto das emoções.      
       As pessoas, dentro das organizações, acabam sendo um start para o sucesso ou insucesso. Saber gerenciar esse patrimônio é saber administrar e valorizar aquilo que se tem de mais importante no contexto organizacional: a individualidade de cada colaborador.

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SOTO, Eduardo. Comportamento organizacional: o impacto das emoções. São Paulo: Cengage Learning, 2009.


terça-feira, 17 de abril de 2012

COMO SE PROCEDE A ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO INTERNA


Todos concordam que vivemos num mundo onde a comunicação mostra-se como mola motriz no desenrolar das relações sociais. A má administração dessas relações, em virtude do descuido com a comunicação, pode ocasionar sérios problemas administrativos nas instituições e organizações.
            A falta de trato e intimidade com a palavra culta pode colocar-nos em verdadeiros apuros. Por exemplo: comenta-se que certo diretor – de uma grande empresa – anunciara que todos os funcionários da empresa deveriam estar presentes no pátio da fábrica, usando capacete de segurança, para contemplarem a passagem do cometa Halley, um fenômeno ímpar que ocorre a cada 78 anos. O fato é que a mensagem foi sendo distorcida em seu trajeto e chegou ao ponto final fora de contexto.
            Vejamos o que aconteceu, conferindo o vídeo...
            É mister perguntarmos: como anda a comunicação no seu ambiente de trabalho? Você sabe o que é ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO INTERNA?
            Antes, lembremos que comunicação é um “ato ou efeito de se comunicar ou transmitir alguma coisa; um aviso, mensagem ou informação; um meio de ligação, passagem entre dois lugares, trato, conveniência”[1]. Logo, a comunicação interna é vital para fazer chegar aos funcionários estratégias e valores de uma empresa, facilitando, por conseguinte, que a mesma possa atingir seus objetivos comerciais e de sustentabilidade.
            Para HOUAISS[2] a comunicação interna é aquela que se exerce entre a Instituição e o seu público interno e é diferente também da Comunicação Administrativa, conjunto dos meios e procedimentos em uma Organização para transmissão de informações, ordens, solicitações, etc.
A comunicação é o resultado de uma equação muito simples:

Emissor
+
Mensagem
+
Receptor
+
Feedback
=
Comunicação

Sem este processo não há comunicação e o resultado pode ser desastroso.
            Não obstante, nós fomos dotados de um recurso que muitas vezes desprezamos; não damos a devida importância, ou seja, ao ato de OUVIR. Saber ouvir o outro, primeiramente, é sinal de maturidade e educação e, a posteriori, é um importante recurso no processo de comunicação. É bem verdade que, em tempos de comunicação virtual, estamos perdendo – ou não dando importância – a este saber ouvir. O excesso de “carência afetiva” impulsiona o homem a querer falar e falar e falar sem se aperceber que ele precisa ouvir. Parafraseando Francisco de Assis é preciso primeiro dar atenção para poder receber atenção – é dando que se recebe.
            Esta falta de atenção com o outro nos conduz às falhas na comunicação. Desta forma, o não entendimento – a quebra do feedback – impulsiona as pessoas a interpretarem a seu bel prazer.
            Não podemos conceber a assessoria de comunicação interna sem feedback, ao passo que, trata-se de um setor onde há planejamento com fins e objetivos bem definidos; buscando a viabilização possível entre a organização e seus respectivos colaboradores. Dentre suas ferramentas podemos destacar o endomarketing (o marketing interno).
            A comunicação interna consiste em “todo o processo de troca de informações entre colaboradores, gerências e supervisão dentro de uma empresa, independente do nível hierárquico, dentro de uma estrutura definida de processo comunicacional. A comunicação ajuda a construir o futuro e a desenvolver uma visão onde as pessoas participam juntas e se envolvem nos processos de mudança”, afirma o Prof. Everaldo Santos Silva em seu livro Manual de Comunicação Interna – Grandes Resultados, Baixos Custos (2010).
            Lembremos que os recursos utilizados para este fim são os mais diversificados, passando pela comunicação interpessoal (troca de e-mails), institucional (memorandos e CIs) até a comunicação social (os boletins informativos). A administração desses recursos pela assessoria de comunicação é que irá viabilizar  bom desempenho no clima organizacional; ora, estamos falando de relações interpessoais no ambiente de trabalho.
            Como bem dizia o saudoso Chacrinha: Quem não se comunica, se trumbica!


[1] LÍNGUA PORTUGUESA, noções básicas de redação. Dermival Ribeiro Rios, 2002,p.184.
[2] HOUAISS, Antonio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Edição 1. São Paulo: Editora Objetiva. P. 320.

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sexta-feira, 6 de abril de 2012

Treinamento da equipe: sua empresa está fazendo isso corretamente?


"Se você não tem as pessoas contratadas da maneira correta, não adianta trazer uma grande personalidade para fazer milagres", afirma especialista

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Por Simão Mairins, Administradores.com

Treinar a equipe, sem dúvida, é um dos mais importantes meios de mantê-la atualizada e capacitá-la para o exercício eficaz e eficiente do trabalho. Muitas organizações, entretanto, acabam se perdendo na forma de fazer isso. E aí a busca por uma solução pode acabar se tornando um problema.
Para o consultor e palestrante Claudio Diogo, especialista em vendas, "não adianta você plantar uma semente em terreno que não é fértil. Se você não tem as pessoas contratadas da maneira correta, não adianta trazer uma grande personalidade para fazer milagres". Por isso, ele destaca que o primeiro passo para que um treinamento dê resultados é, antes de tudo, saber contratar corretamente a equipe.
"Elas investem corretamente a partir do momento em que treinam as pessoas certas no momento certo. Ou seja, eu considero que se elas contrataram de maneira correta elas já deram um passo muito importante em termos de treinamento", complementa.
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