segunda-feira, 19 de março de 2012

A importância do agente público no bem estar social


O que seria ético e moral para o bem estar da população? Precisamos entender que bem estar é um estado de espírito, onde as pessoas podem saborear de uma condição ímpar de valorização de si mesmo. O agente público pode ser um disseminador em potencial desse estado de espírito.

Tamanho do texto:

Acredito que não podemos falar deste profissional sem nos referirmos a ÉTICA, uma vez que esta última é definida como a ciência da moral. Ou seja, estamos falando de um profissional que precisa primar pela ética para que se estabeleça o bem estar no seio da população.

Lembremos, ainda, que o vocábulo é usado sob a expressão de ética profissional, para indicar a soma de deveres, que estabelece a norma de conduta do profissional no desempenho de suas atividades e em suas relações com o cliente e com todas as demais pessoas com quem possa ter trato. Estabelecendo, desta forma, a pauta de suas ações em todo e qualquer terreno, onde quer que venha exercer sua profissão.
O conceito de moral deriva do latim moralis (relativo aos costumes) na forma substantiva designa a parte da filosofia que estuda os costumes, para assinalar o que é honesto e virtuoso, segundo os ditames da consciência e os princípios da humanidade. Nestas condições, podemos perguntar o que seria ético e moral para o bem estar da população?
Precisamos entender que bem estar é um estado de espírito, onde as pessoas podem saborear de uma condição ímpar de valorização de si mesmo. O agente público, por sua vez, pode ser um disseminador em potencial desse estado de espírito, no momento em que, no exercício de sua profissão, dissemina cuidados e orientação de saúde à população.
De acordo com números fornecidos pela ONU, um milhão de pessoas se suicidam a cada ano no mundo. Afirma ainda que, 90% desse total, são vítimas de doenças mentais que não foram diagnosticadas nem tratadas[1]. Ora, o que normalmente não se fala é que as pessoas – independentemente de credo, raça ou posição social – são todas carentes de atenção (umas mais outras menos). É preciso criar mecanismos que possam valorizar as pessoas e nas pessoas aquilo que elas tem de melhor, ou seja, o seu SI MESMO.
Lembro, neste momento, da empresa que anunciou, em certa manhã, que na madrugada falecera o funcionário que vinha atrapalhando o crescimento da empresa e dos seus membros. Naquela manhã fora afixado um cartaz no quadro de avisos da empresa convocando a todos para dirigirem-se o mais rápido possível para o salão de eventos da empresa para que pudessem velar o corpo. Uma fila fora organizada e um após o outro iam ao salão de eventos verem de quem era o corpo. Neste meio tempo, alguns afirmavam que sabiam que havia alguém atrapalhando o crescimento e desenvolvimento da empresa. Mas, quem seria? O fato é que à medida que as pessoas aproximavam-se do caixão e paravam para contemplar o corpo do infeliz tomavam um verdadeiro choque. Pois é, creio que você já identificou que dentro do caixão havia um espelho...
Só há uma pessoa capaz de atrapalhar o nosso crescimento: NÓS MESMOS!
Só há uma pessoa capaz de valorizar o nosso potencial e fazê-lo brilhar: NÓS MESMOS!
E então, de que lado você está?
[1] Fonte: http://www.crentes.net/artigo/segundo-a-onu--um-milhao-de-pessoas-se-suicidam-a-cada-ano-em-todo-o-mundo.php
Curta o Administradores no Facebook e siga os nossos posts no @admnews.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião doAdministradores.com.br. 

Sem comentários:

Enviar um comentário