Todos concordam que vivemos num mundo onde a comunicação mostra-se como
mola motriz no desenrolar das relações sociais. A má administração dessas
relações, em virtude do descuido com a comunicação, pode ocasionar sérios
problemas administrativos nas instituições e organizações.
A falta de trato e
intimidade com a palavra culta pode colocar-nos em verdadeiros apuros. Por
exemplo: comenta-se que certo diretor – de uma grande empresa – anunciara que
todos os funcionários da empresa deveriam estar presentes no pátio da fábrica,
usando capacete de segurança, para contemplarem a passagem do cometa Halley, um
fenômeno ímpar que ocorre a cada 78 anos. O fato é que a mensagem foi sendo distorcida
em seu trajeto e chegou ao ponto final fora de contexto.
Vejamos o que aconteceu,
conferindo o vídeo...
É mister perguntarmos: como anda a comunicação no seu ambiente de
trabalho? Você sabe o que é ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO INTERNA?
Antes, lembremos que comunicação é um “ato ou efeito de se comunicar ou transmitir
alguma coisa; um aviso, mensagem ou informação; um meio de ligação, passagem
entre dois lugares, trato, conveniência”[1]. Logo,
a comunicação interna é vital para fazer chegar aos funcionários estratégias e
valores de uma empresa, facilitando, por conseguinte, que a mesma possa atingir
seus objetivos comerciais e de sustentabilidade.
Para HOUAISS[2] a
comunicação interna é aquela que se
exerce entre a Instituição e o seu público interno e é diferente também da
Comunicação Administrativa, conjunto dos meios e procedimentos em uma
Organização para transmissão de informações, ordens, solicitações, etc.
A
comunicação é o resultado de uma equação muito simples:
Emissor
|
+
|
Mensagem
|
+
|
Receptor
|
+
|
Feedback
|
=
|
Comunicação
|
Sem
este processo não há comunicação e o resultado pode ser desastroso.
Não obstante, nós fomos dotados de
um recurso que muitas vezes desprezamos; não damos a devida importância, ou
seja, ao ato de OUVIR. Saber ouvir o outro, primeiramente, é sinal de
maturidade e educação e, a posteriori, é um importante recurso no processo de
comunicação. É bem verdade que, em tempos de comunicação virtual, estamos
perdendo – ou não dando importância – a este saber ouvir. O excesso de
“carência afetiva” impulsiona o homem a querer falar e falar e falar sem se
aperceber que ele precisa ouvir. Parafraseando Francisco de Assis é preciso
primeiro dar atenção para poder receber atenção – é dando que se recebe.
Esta falta de atenção com o outro
nos conduz às falhas na comunicação. Desta forma, o não entendimento – a quebra do feedback – impulsiona as
pessoas a interpretarem a seu bel prazer.
Não podemos conceber a assessoria de
comunicação interna sem feedback, ao passo que, trata-se de um setor onde há
planejamento com fins e objetivos bem definidos; buscando a viabilização
possível entre a organização e seus respectivos colaboradores. Dentre suas
ferramentas podemos destacar o endomarketing (o marketing interno).
A comunicação interna consiste em
“todo o processo de troca de informações entre colaboradores, gerências e
supervisão dentro de uma empresa, independente do nível hierárquico, dentro de
uma estrutura definida de processo comunicacional. A comunicação ajuda a
construir o futuro e a desenvolver uma visão onde as pessoas participam juntas
e se envolvem nos processos de mudança”, afirma o Prof. Everaldo Santos Silva
em seu livro Manual de Comunicação
Interna – Grandes Resultados, Baixos Custos (2010).
Lembremos que os recursos utilizados para este fim
são os mais diversificados, passando pela comunicação interpessoal (troca de
e-mails), institucional (memorandos e CIs) até a comunicação social (os
boletins informativos). A administração desses recursos pela assessoria de
comunicação é que irá viabilizar bom
desempenho no clima organizacional; ora, estamos falando de relações
interpessoais no ambiente de trabalho.
Como bem dizia o saudoso
Chacrinha: Quem não se comunica, se
trumbica!
[1]
LÍNGUA
PORTUGUESA, noções básicas de redação. Dermival Ribeiro Rios, 2002,p.184.
[2]
HOUAISS, Antonio. Dicionário Houaiss da
Língua Portuguesa. Edição 1. São Paulo:
Editora Objetiva. P. 320.
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