terça-feira, 17 de abril de 2012

COMO SE PROCEDE A ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO INTERNA


Todos concordam que vivemos num mundo onde a comunicação mostra-se como mola motriz no desenrolar das relações sociais. A má administração dessas relações, em virtude do descuido com a comunicação, pode ocasionar sérios problemas administrativos nas instituições e organizações.
            A falta de trato e intimidade com a palavra culta pode colocar-nos em verdadeiros apuros. Por exemplo: comenta-se que certo diretor – de uma grande empresa – anunciara que todos os funcionários da empresa deveriam estar presentes no pátio da fábrica, usando capacete de segurança, para contemplarem a passagem do cometa Halley, um fenômeno ímpar que ocorre a cada 78 anos. O fato é que a mensagem foi sendo distorcida em seu trajeto e chegou ao ponto final fora de contexto.
            Vejamos o que aconteceu, conferindo o vídeo...
            É mister perguntarmos: como anda a comunicação no seu ambiente de trabalho? Você sabe o que é ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO INTERNA?
            Antes, lembremos que comunicação é um “ato ou efeito de se comunicar ou transmitir alguma coisa; um aviso, mensagem ou informação; um meio de ligação, passagem entre dois lugares, trato, conveniência”[1]. Logo, a comunicação interna é vital para fazer chegar aos funcionários estratégias e valores de uma empresa, facilitando, por conseguinte, que a mesma possa atingir seus objetivos comerciais e de sustentabilidade.
            Para HOUAISS[2] a comunicação interna é aquela que se exerce entre a Instituição e o seu público interno e é diferente também da Comunicação Administrativa, conjunto dos meios e procedimentos em uma Organização para transmissão de informações, ordens, solicitações, etc.
A comunicação é o resultado de uma equação muito simples:

Emissor
+
Mensagem
+
Receptor
+
Feedback
=
Comunicação

Sem este processo não há comunicação e o resultado pode ser desastroso.
            Não obstante, nós fomos dotados de um recurso que muitas vezes desprezamos; não damos a devida importância, ou seja, ao ato de OUVIR. Saber ouvir o outro, primeiramente, é sinal de maturidade e educação e, a posteriori, é um importante recurso no processo de comunicação. É bem verdade que, em tempos de comunicação virtual, estamos perdendo – ou não dando importância – a este saber ouvir. O excesso de “carência afetiva” impulsiona o homem a querer falar e falar e falar sem se aperceber que ele precisa ouvir. Parafraseando Francisco de Assis é preciso primeiro dar atenção para poder receber atenção – é dando que se recebe.
            Esta falta de atenção com o outro nos conduz às falhas na comunicação. Desta forma, o não entendimento – a quebra do feedback – impulsiona as pessoas a interpretarem a seu bel prazer.
            Não podemos conceber a assessoria de comunicação interna sem feedback, ao passo que, trata-se de um setor onde há planejamento com fins e objetivos bem definidos; buscando a viabilização possível entre a organização e seus respectivos colaboradores. Dentre suas ferramentas podemos destacar o endomarketing (o marketing interno).
            A comunicação interna consiste em “todo o processo de troca de informações entre colaboradores, gerências e supervisão dentro de uma empresa, independente do nível hierárquico, dentro de uma estrutura definida de processo comunicacional. A comunicação ajuda a construir o futuro e a desenvolver uma visão onde as pessoas participam juntas e se envolvem nos processos de mudança”, afirma o Prof. Everaldo Santos Silva em seu livro Manual de Comunicação Interna – Grandes Resultados, Baixos Custos (2010).
            Lembremos que os recursos utilizados para este fim são os mais diversificados, passando pela comunicação interpessoal (troca de e-mails), institucional (memorandos e CIs) até a comunicação social (os boletins informativos). A administração desses recursos pela assessoria de comunicação é que irá viabilizar  bom desempenho no clima organizacional; ora, estamos falando de relações interpessoais no ambiente de trabalho.
            Como bem dizia o saudoso Chacrinha: Quem não se comunica, se trumbica!


[1] LÍNGUA PORTUGUESA, noções básicas de redação. Dermival Ribeiro Rios, 2002,p.184.
[2] HOUAISS, Antonio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Edição 1. São Paulo: Editora Objetiva. P. 320.

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SALATIEL SOARES - Consultoria & Psicologia Clínica
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